0

A maioria dos computadores novos à venda hoje vem com o sistema operacional Windows. Por causa disso, o Windows é bastante popular no mundo todo, além de ter esta proposta desde os primórdios de suas versões.

Qual a versão de sistema operacional é mais usada: Windows 7 ,Vista ou XP?

Muitos podem achar o 7, mas na é verdade o XP.  A tendência é ele perder espaço para o Windows 7, por ser o mais novo e avançado. O Vista é um dos sistemas ainda presentes, mas também está com os dias contados, desde o lançamento de seu sucessor. Ele não conseguiu se popularizar, foi alvo de críticas como,  por exemplo, que era muito pesado para a maioria dos computadores, causando lentidão.

O Windows 7 veio com a ideia de corrigir este problema, e ainda poder rodar em máquinas que não têm uma configuração tão poderosa, como os netbooks. Entre outras novidades, tem a facilidade de uso do sistema, que foi bastante aprimorada para dar mais praticidade em muitas situações. Além do aprimorado sistema de segurança, com o firewall que já vem embutido e o Windows Defender, que protege contra spywares. A parte visual também teve algumas mudanças, porque os efeitos também atrapalhavam para quem não tem placa de vídeo.

A presença do Windows XP ainda é maior, pois nem todos atualizaram seus computadores, ou mesmo empresas ainda consideram esse mais estável que o atual. A maioria dos programas e jogos para computadores só funciona no sistema Windows.

Apesar da Microsoft possuir a maior fatia do mercado, outros sistemas também estão ganhando espaço. A Apple é uma que está ganhando espaço, com o sistema Mac OS X. Conseguiu aumentar sua fatia porque, ao longo dos anos, os computadores (chamados de Macs), ficaram mais baratos; além dos dispositivos como iPod e iPhone, também estarem impulsionando a venda dos computadores. Muitas empresas estão mudando também para o sistema da Apple, pois é voltado principalmente para a edição de imagens, áudios e vídeos.

O sistema Linux, usado também por muitas empresas, está com uma porcentagem bem pequena. A principal vantagem deste sistema é que ele é livre e gratuito. Muitos programadores e empresas desenvolvem o Linux de forma a contribuir com as melhorias. Existem inúmeras distribuições, cada uma com sua característica, umas mais fáceis e outras mais complexas.

Com isso a Microsoft que se cuide, apesar de estar com folga em primeiro lugar, nada impede as pessoas de experimentarem outro sistema! No ano passado a Microsoft tinha mais de 91% do mercado, no mês de julho caiu para um pouco mais de 87%. Claro que isso pode levar bastante tempo, pois empresas e pessoas também precisam se adaptar ao sistema que é diferente, caso haja a mudança.

Logo abaixo estão dois gráficos com os sistemas mais usados atualmente. O primeiro é do NetMarketshare e abaixo, conforme Statcounter. Os dois sites possuem uma base de todos os sites cadastrados, para fazer estatísticas sobre quem acessa os sites.



Até o próximo post!

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.